quinta-feira, junho 30, 2011

O grande crescimento das pequenas





Muitas são desconhecidas do grande público, outras são grife do mundo do automóvel, mas em comum elas têm o pequeno volume de venda e um crescimento percentual espantoso, o que mostra a disposição do consumidor brasileiro em conhecer novas marcas e apostar nas novidades e, por outro lado, investir no luxo quando tem poder aquisitivo.
Os números de venda de carros e comerciais leves este ano mostram que essas pequenas marcas duplicaram, triplicaram, quadruplicaram as vendas de primeiro de janeiro até ontem (21/6), período em que o mercado total teve um crescimento de 9,9%.
Algumas marcas, como a Jinbei, que comercializa a van Topic, têm um volume insignificante: apenas 39 unidades de janeiro a junho de 2010 e de 273 unidades vendidas este ano, até ontem. Por isso não é de admirar que ela tenha crescido 600% e ocupado a primeira posição no ranking de aumento de vendas. Mas montadoras com alguns milhares de carros vendidos, como a Chery (6.368 de janeiro até ontem) e Hafei (7.449), cresceram mais de 200% no período: 235% e 220%, respectivamente (veja quadro).
Das 14 marcas que mais cresceram acima de 50% este ano, apenas duas - Nissan (+ 77%) e Kia (+ 76%) - são de grande volume. A primeira vendeu 24.021 carros até ontem e a Kia 37.750. Veja a tabela.
Também tiveram aumento expressivo a Changan (132%), a Porsche (85%) e a Ssangyong (76%).
Observe que a presença das chinesas é constante entre as marcas que mais crescem. Das 14 que cresceram acima de 50% este ano, cinco vêm da China.
As pequenas avançando
Marca
2010 (*)
2.011 (*)
  Var.%
1) Jinbei39273600%
2) Chery1.3876.368360%
3) Hafei2.2207.449235%
4) Jeep272870220%
5) Changan307712132%
6) Porsche34664185%
7) Nissan13.60124.02177%
8) Kia21.37837.75076%
9) Ssangyong1.2942.28176%
10) Míni7171.18665%
11) Effa27144865%
12) Suzuki1.7812.87361%
13) Iveco1.4132.22057%
14) Volvo1.1881.78150%

0 comentários:

Postar um comentário