
Muitas são desconhecidas do grande público, outras são grife do mundo do automóvel, mas em comum elas têm o pequeno volume de venda e um crescimento percentual espantoso, o que mostra a disposição do consumidor brasileiro em conhecer novas marcas e apostar nas novidades e, por outro lado, investir no luxo quando tem poder aquisitivo.
Os números de venda de carros e comerciais leves este ano mostram que essas pequenas marcas duplicaram, triplicaram, quadruplicaram as vendas de primeiro de janeiro até ontem (21/6), período em que o mercado total teve um crescimento de 9,9%.
Algumas marcas, como a Jinbei, que comercializa a van Topic, têm um volume insignificante: apenas 39 unidades de janeiro a junho de 2010 e de 273 unidades vendidas este ano, até ontem. Por isso não é de admirar que ela tenha crescido 600% e ocupado a primeira posição no ranking de aumento de vendas. Mas montadoras com alguns milhares de carros vendidos, como a Chery (6.368 de janeiro até ontem) e Hafei (7.449), cresceram mais de 200% no período: 235% e 220%, respectivamente (veja quadro).
Das 14 marcas que mais cresceram acima de 50% este ano, apenas duas - Nissan (+ 77%) e Kia (+ 76%) - são de grande volume. A primeira vendeu 24.021 carros até ontem e a Kia 37.750. Veja a tabela.
Também tiveram aumento expressivo a Changan (132%), a Porsche (85%) e a Ssangyong (76%).
Observe que a presença das chinesas é constante entre as marcas que mais crescem. Das 14 que cresceram acima de 50% este ano, cinco vêm da China.
As pequenas avançando
Marca | 2010 (*) | 2.011 (*) | Var.% |
1) Jinbei | 39 | 273 | 600% |
2) Chery | 1.387 | 6.368 | 360% |
3) Hafei | 2.220 | 7.449 | 235% |
4) Jeep | 272 | 870 | 220% |
5) Changan | 307 | 712 | 132% |
6) Porsche | 346 | 641 | 85% |
7) Nissan | 13.601 | 24.021 | 77% |
8) Kia | 21.378 | 37.750 | 76% |
9) Ssangyong | 1.294 | 2.281 | 76% |
10) Míni | 717 | 1.186 | 65% |
11) Effa | 271 | 448 | 65% |
12) Suzuki | 1.781 | 2.873 | 61% |
13) Iveco | 1.413 | 2.220 | 57% |
14) Volvo | 1.188 | 1.781 | 50% |