sexta-feira, julho 01, 2011

Chineses fazem o caminho contrário



Na contramão das empresas brasileiras, que buscam alternativas para se tornar mais competitivas, a Chery inicia em julho a construção da primeira fábrica de automóveis chinesa no Brasil. O investimento será de US$ 400 milhões e elevará a operação local de mera importadora para produtora, com capacidade de 170 mil unidades em 2015.

Segundo o CEO da montadora chinesa no Brasil, Luís Curi, entrar no Brasil faz todo sentido para a companhia porque este é o quarto ou quinto maior mercado automobilístico do mundo. Além disso, há dificuldades de importação com barreiras a serem colocadas para evitar a entrada de produtos estrangeiros e o risco cambial.

“A empresa tem uma visão de ser global em curto espaço de tempo, e para alcançarmos esse objetivo é imprescindível estarmos aqui, no Brasil”, comentou.

O executivo aposta na melhora do cenário macroeconômico local para justificar os investimentos na produção local. De acordo com ele, a estratégia da Chery é de longo prazo, e nesse contexto, montar uma fábrica aqui é bom em razão do parque de fornecedoras mundiais de peças, como Visteon, Bosch, Delphi e Magneti Marelli, encontradas também na China.

Híbrido é banido por ser rápido demais




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Descobrir meios de tornar um carro de competição mais rápido e que deixe os rivais em desvantagem é certamente um motivo de comemoração. Porém, a companhia inglesa de engenharia Oaktec conseguiu deixar o híbrido Honda Insight tão rápido, que o modelo foi banido da Fórmula 1000, na Inglaterra.

A motorização modificada pela equipe garantiu dois primeiros lugares e um vice em três provas da competição. Segundo o portal Gas 2.0, o pequeno motor a combustão de 995 cilindradas produz 67 cavalos de potência. Os carros da competição são obrigatoriamente equipados com motores de até 1.000 cc.

Só que o modelo da Oaktec tem 13 cv a mais, além de 5 kgfm de torque extras, fornecidos pelo motor elétrico. E apesar de ser um modelo de competição, seu consumo é de impressionantes 35,7 km por litro. Em um comunicado, Paul Andrews, chefe da empresa, revelou que não esperava essa reação, mas aceitou a medida.

"Foi um choque quando recebi a notícia, já que, após seis anos de trabalho árduo, finalmente tivemos nossa chance de viver um pouco de glória. Mas compreendo a perspectiva dos organizadores e o desejo de não estragar a competição para as outras equipes”, afirmou Andrews. Curiosamente, a equipe Oaktec não divulgou a velocidade máxima atingida pelo Honda Insight preparado.

Toyota conectará clientes, carros e concessionárias



A Toyota anuncia aliança estratégica com a Salesforce.com para o desenvolvimento da rede social privada Friend para os clientes da marca. O serviço estará disponível a partir de 2012, inicialmente no Japão, começando pelos veículos elétricos e híbridos da Toyota.

A montadora promete uma ampla gama de produtos e serviços de informação por meio da iniciativa, como dicas essenciais de manutenção: se um veículo elétrico ou híbrido estiver com o nível da bateria baixo, por exemplo, o motorista será alertado sobre a necessidade de recarga. Os clientes poderão interagir também com seus contatos de redes sociais como Twitter e Facebook. O serviço poderá ser acessado por meio de smart phones, tablets e outros dispositivos móveis.

A fabricante japonesa explica que já possui seu próprio serviço de telemetria para conectar pessoas e carros em países como Japão, China e Estados Unidos. Com a rede Friend, o sistema será oferecido globalmente. No futuro, junto com a Salesforce.com, serão oferecida também a computação em nuvem para a plataforma aberta da Toyota.

Toyota anuncia recall de dois modelos híbridos nos EUA


Lexus RX 400h e Toyota Highlander Hybrid têm defeito no sistema híbrido.
Ao somar os modelos, são 82,2 mil unidades envolvidas na convocação.


Lexus RX 400h (Foto: Divulgação)Lexus RX 400h (Foto: Divulgação)
A Toyota Motor dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (29), que irá realizar um recall de 45.500 unidades do modelo Toyota Highlander Hybrid e 36.700 unidades do Lexus RX 400h. A ação acontece apenas no mercado norte-americano.
De acordo com a companhia, o chamado Módulo de Alimentação Inteligente (IPM, sigla em inglês), localizado no interior do inversor do sistema híbrido, contém uma placa de controle com transistores que, em alguns veículos, estavam inadequadamente soldados e poderão ser danificados com o calor do carro em funcionamento.
Se isso ocorrer, várias luzes de advertência acendem no painel de instrumentos. Na maioria dos casos, o veículo irá entrar em modo de condução de segurança, que reduz a potência do carro e permite ainda que o veículo ainda possa ser conduzido por curtas distâncias. Em casos mais raros, o fusível pode queimar quando o transistor for danificado. Assim, o sistema híbrido para de funcionar.
A Toyota diz que está trabalhando na obtenção de peças de reposição necessárias. Quando elas estiverem disponíveis nas concessionárias, os proprietários serão notificados para a troca ser feita. Enquanto isso, os proprietários dos veículos envolvidos serão notificados do recall pelo correio no mês de julho.
Informações detalhadas e respostas a possíveis dúvidas estão disponíveis no site da montadora (www.toyota.com/recall ou www.lexus.com/recall), no Toyota Customer Experience Center (1 800-331-4331) e no Lexus Customer Satisfactio (1 800-255 - 3987).

Ferrari diz que preferência de donos pela cor vermelha diminuiu




Agora menos da metade dos carros da marca sai com esse tom.
Fabricante diz que está investindo na personalização dos veículos.


Praticamente um símbolo da marca, a Ferrari vermelha tem sido escolhida por menos compradores dos esportivos italianos ultimamente. Segundo a fabricante, no início dos anos 90, 85% das Ferraris produzidas eram pintadas em vermelho. Nos últimos anos, no entanto, esse percentual caiu para 45%.
O tom ainda predomina, mas divide cada vez mais espaço com outras opções de cores. A montadora tem investido na personalização dos veículos.
O vermelho foi usado para identifiicar os carros italianos desde os primórdios do automobilismo e, conta a Ferrari, após a exposição de marcas de patrocinadores foi liberada na Fórmula 1, nos anos 60, a marca foi a única a permanecer com carros em vermelho. Isso criou uma identidade que foi estendida para os veículos comerciais.
ferrari índia (Foto: AP)Vermelho ainda predomina, mas perde espaço para outras opções (Foto: Arquivo/AP)
Atualmente, além de uma vasta gama de cores, os clientes também podem optar pela combinação de mais de uma no mesmo carro, uma no teto e outra na carroceria. A Ferrari lembra que a "moda" dos dois tons já ocorreu anteriormente: marcou modelos como o 250 GT 1957, que é pintado em branco mas tem o teto verde.
A marca também investiu em estudos para deixar os esportivos mais brilhantes, desenvolvendo a tecnologia das três camadas. Na última, pigmentos refletem a luz do sol de vários ângulos.
A Ferrari ainda permite que os clientes levem uma amostra da cor da tinta que desejam para seus carros. Diz a fabricante que a cor pode ser copiada de qualquer objeto. Com isso, crescem os casos de Ferraris "únicas", que não possuem "cópia" em nenhum outro lugar do mundo, destaca a fabricante. Os pedidos de pintura especial subiram de 1% do total de vendas no início desta década para mais de 10% em 2010.

Audi R8 ganha série especial para comemorar vitória em Le Mans


Serão fabricadas apenas 100 unidades do R8 V8 Limited Edition.
Superesportivo é equipado com motor 4.2 V8 de 429 cv de potência.


Para comemorar a 10ª vitória nas 24h de Le Mans, a Audi do Reino Unido irá lançar a série especial R8 V8 Limited Edition. Serão produzidas somente 100 unidades do superesportivo que começará a ser comercializado em julho por 93.935 libras (aproximadamente R$ 240 mil).
audi r8 (Foto: Divulgação)Audi R8 Limited Edition (Foto: Divulgação)
As principais novidades deste superesportivo são visuais. Destaque para a cor Titanium da carroceria e para as rodas de liga leve de 19 polegadas iguais aos do R8 GT, que agregam pinças de freio vermelhas. Internamente, os bancos esportivos são revestidos em couro Nappa preto com detalhes em vermelho.
audi r8 (Foto: Divulgação)Audi R8 Limited Edition tem bancos esportivos
revestidos em couro (Foto: Divulgação)
Como opcional, o R8 V8 Limited Edition oferece a possibilidade de o comprador agregar peças de fibra de carbono aos retrovisores externos, revestimento do motor, saias laterais e partes do acabamento interno. Entre os itens de série, destaque para o GPS.
O superesportivo é equipado com motor 4.2 V8 de 429 cavalos e 43,8 mkgf de torque. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos a atinge a velocidade máxima de 301 km/h.

Indústria de veículos no Brasil é até 60% menos competitiva, diz Anfavea




Associação de fabricantes faz comparação com México, China e Índia.
Estudo diz que mão de obra encarece custo de produção no país.


fábrica carros indústria (Foto: Arquivo/Globo News)Juros e mão de obra encarecem custo de produção,
dizem fabricantes  (Foto: Arquivo/Globo News)
Um estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea),  apresentado nesta quarta-feira (29), aponta que a indústria automobilística brasileira é até 60% menos competitiva em relação a países como China, Índia e México.
Segundo o levantamento feito em parceria com a empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers, entre os principais fatores que influem no custo de produção está a alta do valor da mão de obra.
Esse valor, incluindo encargos sociais, é de 5,3 euros por hora no Brasil, aponta a pesquisa. No México, principal concorrente da região em investimentos, a média é de 2,6 euros a hora. Na China, a hora de um trabalhador custa 1,3 euro e, na Índia, 1,2 euro. "O Brasil atraía investimentos tradicionalmente pelo custo da mão de obra. Hoje em dia perdemos isso", afirma Cledorvino Belini, presidente da associação.
industria automobilista (Foto: Arte / G1)
A taxa básica de juros real também é apontada como "vilã" pela Anfavea: ela é de 5,5% no Brasil, perdendo de longe para países em desenvolvimento como México (1,1%) e China (1%). Outro ponto destacado é o gasto com energia para se produzir. O estudo mostra que, somente com eletricidade, no país o KW/h custa 0,10 euro. Na Europa, o custo é de 0,06 euro KW/h, já no México é 0,05 euro e, na Argentina, 0,04 euro.
A diferença, segundo Belini, afasta cada vez mais os investimentos. Um exemplo recente disso foi o anúncio da fabricante japonesa Mazda de construção de duas fábricas no México, sendo que 70% da produção atenderá o mercado brasileiro. Apesar das perdas de investimentos como nesse caso, o Brasil ainda está entre os países com mais forte potencial no setor. Tanto é que empresas como Chery, Hyundai, Kia Motors, Renault-Nissan e BMW têm planos consolidados para a construção de novas fábricas no país.
"O Brasil ainda nos dá vantagens competitivas. Vamos conseguir produzir o QQ no país com baixos preços, por exemplo, porque vamos compensar a alíquota de importação de 35% que incide hoje sobre os nossos produtos", afirmou ao G1 o presidente da Chery do Brasil, Luis Curi, sobre a fábrica da montadora chinesa que será construída em Jacareí, no interior de São Paulo. No entanto, ele reconhece que o México é um forte concorrente do Brasil.

Estudo está nas mãos do governo
A análise, que abrange as fabricantes de automóveis, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, peças e componentes, foi apresentada ao governo brasileiro para que medidas de incentivo sejam tomadas. "Custos maiores significam perda de exportação, avanço das importações e perda de produção", ressalta o presidente da Anfavea. Segundo Belini, o país precisa de um conjunto de políticas e ações em curto prazo para melhorar a competitividade da indústria automobilística.
O presidente da Anfavea diz que não exigiu medidas específicas do governo, mas afirmou que a solução está nos incentivos em pesquisa e desenvolvimento. Isso aumentaria o índice de nacionalização dos veículos fabricados no Brasil. "Temos capacidade para desenvolver internamente tecnologia, um exemplo disso é o uso de materiais naturais nos carros, que reduzem preço e custo", aponta Belini.
A ideia é que o país se torne um centro de desenvolvimento tecnológico do setor, o que aumentaria a escala produtiva, reduziria preços e reverteria o "gap" de 60% das exportações totais em relação às importações. A Anfavea reforça que a produção nacional tem que acompanhar o ritmo do mercado interno, o que significa também recuperar as exportações.
"Não adianta chorar câmbio, temos que aceitar o real valorizado. Escala de produção nós temos, só não podemos perder isso para os outros", ressalta Belini. De acordo a PricewaterhouseCoopers, o país deverá atingir em 2020 a produção de 6 milhões de veículos.

Viatura do Corpo de Bombeiros de 1930 é atração em São Paulo


Apelidada de 'Vovozinha', viatura trabalhou até 1963.
Modelo ficará exposto até quinta-feira (30)


Um caminhão de 1930 do Corpo de Bombeiros de São Paulo ficará exposto até quinta-feira (30) no Santana Parque Shopping, em Santana, Zona Norte de São Paulo, como parte das comemorações pelo Dia do Bombeiro (2 de julho).
viatura bombeiros (Foto: Divulgação)Nome oficial da viatura é Auto Bomba 01 - International 1930 (Foto: Divulgação)
O Auto Bomba 01 – International 1930, chamado pelos oficiais de AB01 ou de ‘Vovozinha’, esteve na ativa durante 33 anos, aposentando-se em 1963, na cidade de Campinas (SP), de acordo com o tenente Leandro Augusto Martins, 27 anos, do 2º Grupamento de Bombeiros (GB).
viatura bombeiros (Foto: Divulgação)Caminhão recebeu o apelido de 'Vovozinha'
(Foto: Divulgação)
Com visual totalmente restaurado com utilização de peças originais, o ‘Vovozinha’ (apelido que ganhou por conta da idade) não roda mais. Com 131 anos de história, o Corpo de Bombeiros de São Paulo conta com um acervo de 20 viaturas antigas.
Entre as características marcantes do AB01, destaques para a bomba de incêndio gerada a vapor que utilizava lenha como combustível. Este equipamento era usado em uma carroça e posteriormente foi instalado no caminhão.

Criador do McLaren F1 apresenta supercompacto elétrico




Gordon Murray projetou o T.27, veículo urbano para três ocupantes.
Modelo de 2,50 m gera 34 cv e atinge velocidade máxima de 105 km/h.


T.27 (Foto: Divulgação)T.27 é o supercompacto elétrico desenvolvido por
Gordon Murray (Foto: Divulgação)
Um dos maiores engenheiros da história da Fórmula 1 é criador do superesportivo McLaren F1.  Gordon Murray apresentou nesta quarta-feira (29) o supercompacto elétrico T.27, que levou 17 meses para ser desenvolvido e consumiu investimento de aproximadamente R$ 22,6 milhões.
Projetado para atender às necessidades urbanas, o T.27 – uma evolução do modelo T.25 – utiliza um motor elétrico de 25 kW (34 cavalos de potência), alimentado por baterias de íon-lítio. A transmissão, de apenas uma marcha, foi desenvolvida, assim como o bloco, pela Zytek Automotiva.
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Em desempenho, a criação de Murray mostra números interessantes para a proposta do veículo. A velocidade máxima é de 105 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 15 segundos. Já a autonomia, segundo os fabricantes, pode passar dos 200 km.
Com apenas 2,50 m de comprimento (1,78 m de distância entro os eixos), 1,60 m de altura e 1,30 m de largura, o T.27 pesa 680 kg – incluindo as baterias. Sua capacidade é para apenas três passageiros.

Saab consegue empréstimo de US$ 35,9 milhões para retomar produção


Montante foi garantido pelo fundo Gemini Investment Fund.
Montadora diz que vai pagar salários e negociar com fornecedores.


Saab (Foto:  BJORN LARSSON ROSVALL/AFP)Saab tenta se recuperar de grave crise
(Foto: BJORN LARSSON ROSVALL/AFP)
A montadora sueca Saab Automobile anunciou nesta quarta-feira que garantiu o empréstimo de 25 milhões de euros (US$ 35,9 milhões) pelo fundo de investimentos Gemini Investment Fund para retomar a produção “em breve”. Com montante vai garantir o pagamento em atraso de funcionários e novos acordos com fornecedores.
Os juros anuais no empréstimo são de 10% e o preço de conversão por ação é de 1,38 euro. Com o empréstimo, a venda de parte de sua fábrica e uma encomenda de um comprador chinês não identificado, a Saab Automobile garantiu nesta semana 66 milhões de euros em financiamento. No entanto, a companhia espera ainda receber 29,1 milhões de euros de empréstimos do Banco Europeu de Investimento.
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A produção da Saab foi interrompida nos últimos três meses devido a contas não pagas a fornecedores. Na semana passada, a empresa divulgou que não tinha dinheiro suficiente para pagar os salários de seus empregados, e se aproximava de seus fornecedores com uma oferta para quitar apenas 10% de suas contas pendentes em uma tentativa de retomar a produção.
A companhia tem tentado obter financiamento adicional, mas ainda não obteve a autorização necessária de órgãos reguladores do governo para concluir um acordo. A Saab fechou, inclusive, a venda de mais de 50% de suas ações para as empresas chinesas Zhejiang Youngman Automobile Co. e Lotus Pang Da Automobile Trade Co. Mas os investimentos estão aguardando aprovações de autoridades suecas e chinesas, o que poderia levar meses.

Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport ganha versão de 1,6 milhão de euros




‘L'Or Blanc’ tem desenhos e elementos inspirados em porcelanas.
Esportivo foi concebido com a Königliche Porzellan-Manufaktur Berlin.


A Bugatti apresentou nesta quinta-feira (30) em Berilm, na Alemanha, a versão especial do Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport batizada de “L'Or Blanc” (O Ouro Branco, em francês). O novo acabamento do esportivo de luxo foi concebido em parceria com a Königliche Porzellan-Manufaktur Berlin (Fábrica Real de Porcelana Berlim). Por esse motivo, o carro tem desenhos e elementos inspirados em porcelanas. A exclusividade faz com que o modelo custe 1,6 milhão de euros (R$ 3.630.720).
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport batizada de L'Or Blanc é inspirado em porcelanas (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport batizada de L'Or Blanc é inspirado em porcelanas (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)
Bugatti Veyron Grand Sport 16,4 L'Or Blanc (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)Bugatti Veyron Grand Sport 16,4 L'Or Blanc (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)
Bugatti Veyron Grand Sport 16,4 L'Or Blanc foi exibido em Berlim  (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)Bugatti Veyron Grand Sport 16,4 L'Or Blanc foi exibido em Berlim (Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)

Mazda apresenta no Japão compacto a gasolina que roda 30 km/l




Chamado de Demio, modelo japonês tem motor SKYACTIV-G 1.3.
Montadora lançou a nova tecnologia em Tóquio, no Japão.


O chairman e presidente da montadora japonesa Mazda Motor, Takashi Yamanouchi, apresentou nesta quinta-feira (30), em Tóquio (Japão), o compacto Demio. A inovação tecnológica do modelo é o motor SKYACTIV-G 1.3 a gasolina. De acordo com a fabricante, o carro consome um litro a cada 30 quilômetros rodados.  (Foto: Toru YAMANAKA/AFP)O chairman e presidente da montadora japonesa Mazda Motor, Takashi Yamanouchi, apresentou nesta quinta-feira (30), em Tóquio (Japão), o compacto Demio (ou Mazda2 nos outros mercados). A inovação tecnológica do modelo é o motor SKYACTIV-G 1.3 a gasolina. De acordo com a fabricante, o carro consome um litro a cada 30 quilômetros rodados.  A expectativa da fabricante é vender 6 mil unidades por mês (Foto: Toru YAMANAKA/AFP)

E-mail circula com informação falsa sobre CNH vencida, diz Denatran


Mensagem afirma que carteira é cancelada 30 dias após vencimento.
Veja quais são as regras para renovar o documento.


Um e-mail que circula na internet de tempos em tempos traz informações falsas sobre o risco de ter a carteira de habilitação cancelada automaticamente, alerta o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A mensagem afirma que foram criadas novas regras e, se a CNH não for renovada após 30 dias de vencimento, ela será "cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira".
Consultado pelo G1, o Denatran informa que a CNH vencida pode ser renovada a qualquer momento e não é cancelada automaticamente. Mas o motorista que for pego dirigindo com o documento vencido há mais de 30 dias está sujeito a multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão da CNH, porque se trata de infração gravíssima.
O Denatran esclarece ainda que, para renovar a carteira de habilitação, não é necessário refazer todos os procedimentos exigidos para obtenção da primeira carteira. Para renovação da CNH comum, os exames necessários são médico e oftalmológico. Para renovar a CNH para fins de exercer atividade profissional remunerada é preciso passar pelos exames médico, oftalmológico e psicológico.
Quem tirou a CNH antes de 21 de janeiro de 1998 precisa fazer uma atualização sobre direção defensiva e primeiros socorros na primeira vez que for renovar a carteira após essa data. Os departamentos estaduais (Detrans) orientam os condutores sobre como essa atualização deve ser feita. No Rio de Janeiro, por exemplo, não há exigência que o condutor frequente aulas, mas é aplicada uma prova sobre conhecimentos desses temas. O Detran esclarece ainda que não é necessário repetir a atualização nas renovações seguintes.
A mensagem diz ainda que, para tirar novamente a carteira, o custo chega a R$ 1.200,00. Mas, o site do Detran-SP, por exemplo, informa que os valores atuais renovação da CNH são R$ 28,79 de taxa de emissão mais R$ 57,59, que é o custo do exame médico/oftalmológico.
Carga horária dos cursos
O e-mail diz ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou em 2009 as cargas horárias do curso teórico e das aulas práticas para obtenção da CNH. Segundo o Denatran, continuam valendo as determinações de 2004 (clique aqui para ler a resolução completa no site do Denatran), que são de 45 horas para curso teórico e um mínimo de 20 horas de aulas práticas.
Extintor de incêndioPor fim, a mensagem alerta para "providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação". Segundo o e-mail, o extintor de incêndio obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem, caso contrário o motorista poderá ser penalizado com cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,50. O Denatran responde que essa determinação não existe. "A resolução 157, que estabelece padrões para o uso de extintores, exige o pleno funcionamento desses dispositivos".

Salão Duas Rodas, que acontece em outubro, começa venda de ingressos


Feira bienal reunirá os principais fabricantes do setor de motos.
Visitantes podem comprar convites pelo site oficial do evento.


salão duas rodas 2009 (Foto: Divulgação)Salão Duas Rodas 2009 (Foto: Divulgação)
O Salão Duas Rodas, principal evento de motos no Brasil, começa a vender ingressos a partir desta sexta-feira (1). A feira acontece de 4 a 9 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo e reunirá os principais fabricantes do setor. Além da exposição de motos, o salão contará com exibições, testes e uma etapa do campeonato de Arena Cross.
Ingressos com desconto para a 11ª edição serão vendidos exclusivamente pelo site do evento. Adultos pagam R$ 30 no convite válido para qualquer dia do salão, crianças de 5 a 12 anos pagam R$ 15. A opção “Pacote Fã”, no valor de R$ 62, dá direito a um ingresso em qualquer dia do evento, mais uma entrada para a etapa de Arena Cross e uma camiseta personalizada.
Para motoclubes e caravanas cadastrados previamente no site, o valor da entrada será de R$ 20 por pessoa. Este serviço estará disponível a partir de 1º de agosto, informa a organização.
Realizado a cada dois anos, o Duas Rodas reveza com o Salão do Automóvel, cuja última edição aconteceu no ano passado, também no Anhembi.
Serviço:
Salão Duas Rodas
Quando: 4 a 9 de outubro de 2011
Horários: das 14h às 22h, de 4 a 8 de outubro, e das 11h às 19h no dia 9
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo
Ingressos: www.salaoduasrodas.com.br

McLaren MP4-12C ganha versão de competição



MP4-12C GT3 é equipado com motor 3.8 V8 e câmbio de seis marchas.
Alguns de seus componentes foram desenvolvidos pela Fórmula 1.


A McLaren apresentará durante a edição de 2011 do Festival de Goodwood (Inglaterra), que acontece de quinta-feira (30) a domingo (3), o novo MP4-12C GT3, versão de competição do superesportivo de rua MP4-12C. Este é o primeiro ‘bólido’ desenvolvido pela marca para as pistas desde o McLaren F1 GTR.
mclaren mp4-12c gt3 (Foto: Divulgação)McLaren MP4-12C GT3 utiliza motor 3.8 V8 e transmissão de seis marchas (Foto: Divulgação)
Desenvolvido pela recém-criada McLaren GT, uma espécie de divisão esportiva liderada por Martin Whitmarsh, chefão da equipe McLaren de Fórmula 1, o 12C GT3 é equipado com motor 3.8 V8 e transmissão sequencial de seis velocidades.
saiba mais
Além de itens aerodinâmicos para melhorar o desempenho nas pistas, o modelo conta com tecnologias herdades da própria F1, como peças em fibra de carbono. Já o design do volante, por exemplo, é o mesmo que foi utilizado pelo piloto inglês Lewis Hamilton no McLaren MP4-24 F1.
“A reação do 12C GT3 nas pistas que temos visitado tem sido fenomenal. Mal posso esperar para vê-lo em Goodwood neste fim de semana”, disse Andrew Kirkaldy, integrante McLaren GT e um dos responsáveis pelo projeto. A marca espera distribuir 20 modelos 12C GT3 para equipes que disputam campeonatos de turismo na Europa.

Mercedes contrata 950 funcionários para fábrica em São Bernardo (SP)



Trabalhadores atuarão no terceiro turno de algumas unidades de produção.
Montadora também contratou 300 funcionários para planta na Argentina.


Caminhão pesado Axor 2831 é o primeiro veículo pré-serie com a tecnologia BlueTec 5 (Foto: Divulgação)Caminhão pesado Axor (Foto: Divulgação)
A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (30) a contração de 1.250 funcionários permanentes para as fábricas de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e de Buenos Aires, na Argentina.

Para a planta brasileira foram admitidos 950 colaboradores, dos quais 542 trabalharão no terceiro turno da produção de caminhões. Os demais atuarão em outras áreas produtivas de caminhões, agregados e também em setores administrativos da empresa.
A chegada dos novos funcionários faz parte do programa de crescimento da montadora de origem alemã no país, iniciado em 2010 e que prevê, até o fim de 2013, investimento de R$ 1,5 bilhão.
De acordo com Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, o objetivo é fazer com que a fábrica de São Bernardo feche o ano com capacidade de produção para 75 mil unidades (ônibus e caminhões).
Com a chegada destes novos empregados, a Mercedes-Benz do Brasil, que possui fábricas em São Bernardo do Campo, Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), passa a contar com 14.350 trabalhadores.
Argentina
Na Argentina, a contratação de 300 funcionários visa ampliar a capacidade de produção de caminhões no Centro Industrial Juan Manuel Fangio, em Buenos Aires, iniciada em maio. A montadora também espera abrir em agosto o segundo turno da linha de montagem do comercial leve Sprinter. A planta argentina conta com 1.800 trabalhadores.
 

Detran DF leva repentistas a bares para conscientizar motoristas




Cantoria chama atenção do condutor, diz diretor de educação do Detran.
Motoristas que não ingeriram álcool recebem brindes como bonés e canetas.


Detran-DF realiza ação educativa com repentistas e bonecos nos bares (Foto: Divulgação/ Detran DF)Detran-DF realiza ação educativa com repentistas e
bonecos nos bares (Foto: Divulgação/ Detran DF)
Uma dupla de repentistas vai visitar bares do Distrito Federal nas noites de quintas e sextas-feiras para alertar sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. A ação, iniciada  nesta quinta-feira (30) em estabelecimentos da Asa Norte, é promovida pelo Detran e será realizada ao longo de todo o mês de julho.
De acordo com o diretor de educação de trânsito do Detran, Marcelo Granja, a presença dos músicos facilita a abordagem dos motoristas. “Às vezes, as pessoas estão no bar em um momento de lazer e o Detran chega. A cantoria chama a atenção, evita que a abordagem seja seca”, afirma.
Na semana passada, o Departamento de Trânsito fez um teste com os repentistas e, segundo Granja, a iniciativa foi bem recebida. “Fizemos uma amostragem na sexta passada, e a receptividade foi grande, não tivemos nenhum problema. As pessoas ficam esperando os repentistas irem até sua mesa”, conta. Brindes como canetas, bonés, chaveiros e camisetas são distribuídos entre os motoristas que não ingeriram álcool.
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Além dos repentistas, bonecos gigantes e oito agentes educativos participam das ações nos bares. Granja informou que as letras dos repentes tratam de forma lúdica sobre os riscos de misturar álcool e direção.
“O grande problema hoje do acidente de trânsito é a dispersão, que pode ser desde o atendimento de um celular, o excesso de velocidade, às vezes até mexer no CD do carro. Quando a pessoa está alcoolizada, o próprio álcool gera uma dispersão”, diz.
As visitas dos repentistas aos bares fazem parte da programação da campanha de três anos de Lei Seca. De acordo com o Detran, três bares serão visitados por noite. Nesta sexta-feira (1), agentes educativos do Departamento de Trânsito também vão visitar postos de gasolina. As blitze educativas fazem parte da campanha “Pare, Pense e Mude” que integra o movimento “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito”.

Renault anuncia investimento em fábrica da Argentina


Montante de 400 milhões de pesos irá gerar 600 novos empregos.
Marca francesa irá fabricar um novo veículo compacto a partir de 2012.


O presidente da Renault da Argentina, Dominique Maciet, anunciou na quarta-feira (29) o investimento de 400 milhões de pesos na planta de Córdoba, o que irá gerar 600 novos postos de trabalho. A montadora vai produzir na fábrica o novo Clio, segundo fontes do setor.
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De acordo com o jornal argentino Clarín, o novo modelo começará a ser fabricado a partir de 2012 e terá mais de 40% das peças feitas no país. A intenção da Renault é destinar a maior parte da produção para exportação.
Com este investimento, a montadora de origem francesa passará a produzir 730 automóveis por dia – 148 mil ao ano. Em 2012, as áreas de estamparia, chapa, pintura e montagem terão um terceiro turno.

Ford desenvolve banco de carro que monitora batimento cardíaco


Sistema usa seis sensores especiais e identifica ataques cardíacos.
Montadora também usa sistema Sync para monitorar glicose e alergias.


Banco desenvolvido pela Ford tem seis sensores (Foto: Divulgação)Banco desenvolvido pela Ford tem seis sensores
(Foto: Divulgação)
A Ford desenvolve um banco de carro capaz de monitorar o batimento cardíaco do motorista. De acordo com a montadora, a nova função para o assento abre novas possibilidades para salvar vidas. O sistema, criado pelo Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, junto com o centro técnico da Universidade de Aachen, usa seis sensores especiais embutidos no banco para detectar os impulsos elétricos do coração. O projeto ainda é experimental.
A Ford explica que os dados registrados pelos sensores podem ser analisados por especialistas ou por programas do próprio computador de bordo. Suas possibilidades são amplas, desde a ligação remota com centros médicos e sistemas de segurança do veículo até o fornecimento de alertas em tempo real de ataque cardíaco.
A Ford anunciou também que está usando a capacidade do Ford Sync de se conectar via Bluetooth com dispositivos, serviços de internet em nuvem e smartphones para desenvolver o primeiro sistema da indústria de aparelhos médicos embarcados com controle de voz. As funções incluem desde a medição da taxa de glicose de diabéticos e controle da asma até alertas de alergia com base em bancos de dados na web.
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"O banco com monitoramento cardíaco poderia beneficiar, inicialmente, os motoristas sob condições de risco e também os idosos, faixa da população que vem crescendo em todo o mundo, para favorecer tanto a saúde como a segurança no trânsito", afirmou o professor da Universidade de Aachen, Steffen Leonhardt, dos participantes da pesquisa.
Os eletrodos dos sensores foram projetados especialmente, com materiais capazes de captar os sinais eletrônicos do coração através da roupa, sem contato com a pele. "Ainda estamos refinando a sua calibração para trabalhar com alguns materiais. Alguns tipos de tecidos sintéticos e lã podem causar interferências elétricas, mas já conseguimos um sinal forte com dez camadas de algodão", completa o pesquisador.
Os testes de rodagem mostraram que o sistema é capaz de realizar medições altamente precisas em 98% do tempo que o motorista está dirigindo, já no estágio inicial de desenvolvimento.

Novo Jaguar XJ completa 1.313 km com um tanque de combustível




Consumo médio do modelo foi de 20,4 km/l.
XJ é equipado com motor diesel 2.2 de 190 cavalos de potência.


Com consumo médio de 20,4 km/l, o novo Jaguar XJ, que será apresentado apenas em setembro ao mercado europeu, percorreu 1.313 quilômetros entre as cidades de Castle Bronwich, na Inglaterra, e Munique, na Alemanha, com apenas um tanque de combustível de 64 litros.
jaguar xj (Foto: Divulgação)Jaguar XJ utiliza motor diesel 2.2 de 190 cv e 45,8 mkgf de torque (Foto: Divulgação)
O XJ é equipado com motor diesel 2.2 de quatro cilindros que gera 190 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque máximo. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 225 km/h. O nível de emissões de CO2, segundo a Jaguar, é de 149 g/km.
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O modelo também utiliza transmissão automática de oito velocidades e traz, pela primeira vez em um carro da montadora de origem britânica, o sistema Start/Stop, que desliga o propulsor do veículo automaticamente nos congestionamentos e semáforos e, assim, auxilia na economia de combustível.

Tarifas de pedágio sobem nesta sexta-feira em SP; veja tabela


Preços terão reajuste com base na inflação acumulada no último ano.
Tarifas com valores em centavos podem dificultar troco.


Trânsito ficou carregado na pista sentido litoral de São Paulo da Rodovia dos Imigrantes, na sexta-feira (22) (Foto: Luciano Vicioni/AE)Rodovia dos Imigrantes terá pedágio de R$ 20,10
no sentido litoral (Foto: Arquivo/Luciano Vicioni/AE)
Começam a valer nesta sexta-feira (1º) as novas tarifas de pedágio nas rodovias paulistas. Os valores, que podem ser conferidos na tabela, passam a vigorar à 0h. Nas rodovias com concessões efetivadas entre 1998 e 2000, que compreendem 3,5 mil km de pistas, o reajuste será de 9,77%, com base no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) acumulado entre junho de 2010 e maio de 2011.
Nas rodovias que têm contratos de concessão assinados a partir de 2008, o reajuste segue o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com acumulado de 6,55% para o período. A malha dessa segunda etapa totaliza 1.741 km de rodovias.
A partir de 2012, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) passará a utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador único de reajuste para todas as concessões de rodovias paulistas.

A adoção de um índice único é uma resposta às aspirações dos motoristas e faz parte de uma ampla negociação entre o governo e as concessionárias.

Na Rodovia dos Imigrantes, por exemplo, o valor do pedágio no km 32 passa para R$ 20,10. No Rodoanel Mário Covas, o pedágio passa a custar R$ 1,40.