(

Descobrir meios de tornar um carro de competição mais rápido e que deixe os rivais em desvantagem é certamente um motivo de comemoração. Porém, a companhia inglesa de engenharia Oaktec conseguiu deixar o híbrido Honda Insight tão rápido, que o modelo foi banido da Fórmula 1000, na Inglaterra.
A motorização modificada pela equipe garantiu dois primeiros lugares e um vice em três provas da competição. Segundo o portal Gas 2.0, o pequeno motor a combustão de 995 cilindradas produz 67 cavalos de potência. Os carros da competição são obrigatoriamente equipados com motores de até 1.000 cc.
Só que o modelo da Oaktec tem 13 cv a mais, além de 5 kgfm de torque extras, fornecidos pelo motor elétrico. E apesar de ser um modelo de competição, seu consumo é de impressionantes 35,7 km por litro. Em um comunicado, Paul Andrews, chefe da empresa, revelou que não esperava essa reação, mas aceitou a medida.
"Foi um choque quando recebi a notícia, já que, após seis anos de trabalho árduo, finalmente tivemos nossa chance de viver um pouco de glória. Mas compreendo a perspectiva dos organizadores e o desejo de não estragar a competição para as outras equipes”, afirmou Andrews. Curiosamente, a equipe Oaktec não divulgou a velocidade máxima atingida pelo Honda Insight preparado.