GRAVES NA MALA DE UM SEDÃ

CAIXA BAND PASS
O dono de um carro Hatch, que resolve trocar para um Sedã, terá uma triste surpresa. Normalmente ele tira o sistema de som do antigo veículo para o novo. E qual é a surpresa? Ele logo descobre que os graves não são mais tão vigorosos, que o nível de volume do sub tem que ser mais elevado.
A perda é considerável e os motivos são simples. Em um veículo dois volumes, como um celta, temos um volume menor. Portanto, a área a ser sonorizada também é menor. No caso dos 3 volumes isso muda. A área e o volume são maiores e, portanto a intensidade de som se torna menor.
O porta malas de um veículo hatch está praticamente integrado à cabine, e , normalmente o que separa é apenas um fino tampão, que praticamente, não influencía nas baixas frequências (graves), lançadas para dentro do veículo. Já um sedã, existe um bloqueio significativo entre amala e a cabine, reduzindo a expansão dos graves. A primeira providencia seria aumentar a potência dos subwoofers para compensar o aumento da área ou, então, mudar a caixa do veículo para uma BAND PASS.
Acima podemos observar uma caixa Band Pass. A única saída que esta caixa possui é um DUTO sintonizado que, no caso dos veículos 3 volumes, pode ser direcionado para o interior do carro, podendo ser feito pelo buraco do descança braço trazeiro, ou algum orifício no tampão. Seu rendimento é surpreendente, sem dúvidas, e vc já verá a diferença até com relação ao veiculo anterior.