
As convencionais com reposição de água: Essas baterias são obviamente as que mais duram, desde que você reponha água nelas e as mantenha dentro de uma média ácida de 1.240 até no máximo 1.260 graus ácidos. A vida de uma bateria é dada conforme o ácido come a placa e seus elementos químicos. Em outras palavras, quanto melhor a qualidade de uma bateria mais caro ela vai custar e mais tempo vai durar. As baterias baratas do mercado nada mais são do que sucatas reformadas e vendidas como novas. Estas duram em média de 8 a 12 meses e tendem a ter mais água do que placas de chumbo dentro delas. As baterias convencionais possuem a habilidade de aceitarem descargas completas e depois recargas completas. O que se chama de ciclo profundo, isso se a graduação ácida estiver correta.

Seladas ou livre de manutenção: Essas são as baterias mais bem "marketeadas" de todos os tempos. Primeiro porque elas não são realmente "seladas", senão elas explodiriam. Explico por que - O Gás formado pela eletrólise tem que sair por algum lugar. Essas baterias, assim como as Convencionais, tem "furinhos" que chamamos de suspiros para que este gás saia. A expressão "livre de manutenção" é outro market aplicado, pois significa que elas não precisam de reposição de água, o que é errado. Se há consumo, há eletrólise, e assim haverá gás, e se hover gás estamos perdendo água.Então uma bateria livre de manutenção ou selada poderá ser muito prática e lindinha, com aquele olinho verde e tudo mais, mas seu tempo de vida será menor do que uma bateria convencional se houver excesso de consumo. Simples, não é? Ela vai secar, e se não tiver como colocar água dentro dela ela vai "queimar" ou entrar em curto total. Esse conceito simplificou a vida dos menos avisados.

Gel : Esta bateria é a mais inovadora de todas, tem obviamente o mesmo conceito de bateria livre de manutenção. O sistema de gel é uma "pasta ácida" envolta em espirais de chumbo para fazer a eletrólise acontecer. E adivinhe? Ela solta gás! Isso mesmo, ela também não é selada e não é livre de manutenção. A vantagem de instalar a bateria até mesmo de cabeça para baixo é o mesmo que poder dirigir de costas. Elas são de uma tecnologia apurada,mas quando dão problema... é uma vez só! Baterias de gel não são aconselhadas em campeonato de SPL.