
Bom, vamos falar hoje de um fantasma na vida de qualquer motorista que gosta de personalizar o carro. A instalação ou não dos farois de Xenônio ou "Xenon".
Em 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a resolução CONTRAN 294, que dispõe sobre a regulamentação deste tipo de iluminação automotiva (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_294.pdf). Esta resolução diz que carros sem regulagem de faróis e limpadores dos mesmos,não podem ter farois com faixo de luz acima de 2000 lúmen. Com a popularização e barateamento do equipamento, pois a maioría vem da China, os proprietários tem se arriscado cada vez mais a colocar esse acessório. Para os que pretendem colocar, vou dar algumas dicas sobre brechas na resolução que podem ajudar na hora de uma fiscalização:
- Para o orgão fiscalizador lhe autuar, ele tem que provar que a sua iluminação excede aos 2000 lumen, e pra fazer isso é necessário ter o aparelho correto e aferido pelo INMETRO.
- As cores de Xenom variam de amarela (4.500K) até roxa (12.000K). Portanto, procure usar Xenon de no máximo 6.000k, pois este tende a ser no máximo branco. A de 4.500k sería a mais indicada, pois ela é de tom amarelado e passa fácil como farol normal.
Veja o gráfico comparativo:

Portanto, aí ficam as dicas para quem quer colocar esse tipo de faróis nos seus carros.