Marcelo Matere, de SP, trabalha para a fabricante Hasbro desde 2003.
Para o desenhista, longa que estreia nesta sexta-feira é 'o melhor da série'.

Prime (Foto: Marcelo Matere/Arquivo pessoal)
Ilustrador oficial da fabricante de brinquedos responsável pela franquia Transformers, o desenhista industrial de São Paulo trabalha para a empresa norte-americana desde 2003, criando desenhos de personagens ("concepts"), embalagens e adaptações das dezenas de encarnações das máquinas-robôs do cinema e da TV para outros suportes - livros, histórias em quadrinhos, videogames, cadernos...
Assim como os esboços que fazia na infância, a aproximação com a Hasbro se deu da forma mais despretensiosa possível, revela em entrevista ao G1. "Na adolescência, eu tinha deixado um pouco de curtir a série. Mas em 2002, já na faculdade, comprei um box de DVD com os episódios de 'Transformers' e assisti inteiro. Nesses desenhos antigos, o Bumblebee era o mais bobinho da turma, um fusquinha amarelo que apanhava de todo mundo. Não era o herói que ele é hoje", lembra Marcelo.

personagem Bumblebee e postado em fórum na
internet que acabou lhe rendendo o convite para
trabalhar na Hasbro (Foto: Arquivo pessoal)
"[O desenho do Bumblebee] teve um feedback muito positivo na época. Foi uma das páginas mais acessadas no fórum", explica. "Me pediram para desenhar uns outros personagens, mais obscuros, e eu fiz. Logo em seguida, recebi uma DM de um designer da linha de Transformers da Hasbro que era responsável pelo site me perguntando se eu tinha interesse em ajudar a botar o site da série 'Transformers Armada' no ar."
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As ofertas de trabalho feitas pela empresa , para quem Marcelo trabalha no regime de free-lancer, não pararam mais e, desde então, seus desenhos têm sido cada vez mais requisitados. Foi na prancheta de desenho dele que nasceram personagens do popular game "War of Cybertron", para Nintendo DS, e é também dele a assinatura das ilustrações dos livros oficiais que transportam as histórias dos filmes de Michael Bay do cinema para o papel - inclusive o ainda inédito volume dedicado ao terceiro filme, que tem sua estreia mundial marcada para esta sexta-feira (1º).
criando ilustrações para a fabricante dos brinquedos
Transformers (Foto: Arquivo pessoal)
"Quando vi os primeiros 'concepts', acheio tudo meio estranho, que não tinha nada a ver. Mas, quando você vê no cinema as partes deles se movendo e indicando que aquele robô está 'vivo', tem expressão, me dei conta de que esse realismo talvez fosse impossível de ter com os desenhos 2D", justifica. "[No último fime], os robôs são animais! O 3D está muito bem usado. Dá para ver que o Michael Bay conversou mesmo com o James Cameron e usou as câmeras certas. Tem cenas que você vê que foram pensadas para o 3D e vão fazer o pessoal pirar."