
A maioria dos esportes, incluindo o campeonato de juniores da Islândia, é transmitido na televisão. Infelizmente, a maioria dos canais parece preferir empurrar 900 horas de Nascar/StockCar para cada hora de algo que realmente queremos ver. Aqui está nosso guia para ver eventos esportivos ao vivo quando os mandachuvas nas emissoras não colaboram.
Já que neste final de semana tem 24 horas de Le Mans e, já que o Speed não vai mostrar o evento na íntegra, nós vamos usar isso como desculpa para ensinar como construir o melhor cantinho para ver um evento esportivo sem precisar estourar o cartão comprando um link via satélite, com a vantagem de poder ser usado com outras finalidades.
Claro que o tipo de evento vai ditar o quão longe você precisa ir para encontrar uma transmissão do seu esporte favorito. Esportes de massa ignorados por aqui podem ser encontrados com mais facilidade que aquele campeonato feminino de esgrima no Acre.
Primeiro passo: conecte o computador em sua televisão
Dependendo de seu computador e sua televisão, completar a conexão deve ser relativamente fácil. Tudo o que você precisa são os cabos certos. Para um notebook moderno, pode ser o caso de só conectar um único cabo HDMI. Se você tem um MacBook como eu, talvez precise de um cabo diferente como Mini-DVI (ou DisplayPort) para HDMI. A ligação mais comum para um computador antigo é VGA para VGA (o cabo analógico que geralmente tem plugues azuis).
Uma vez acertadas as partes macho e fêmea de seu equipamento, teste o conjunto para se certificar que tem o melhor sinal de imagem e som.Talvez seja necessário usar um conjunto extra de caixas de som se o seu conjunto não quer rodar o som, o que é ótimo já que o som que sai da maioria das TVs geralmente é de baixa qualidade.
Segundo passo: encontre um canal

Alguém, em algum lugar, deve ter colocado um sinal na net para que os outros fãs possam aproveitar. Infelizmente, a maioria dos métodos usados não agradam os interesses das empresas que transmitem o evento, o que exige algum nível de discrição.
Por sorte, neste ano o Speed norte-americano vai transmitir Le Mans aqui nos horários em que a prova não estará no canal por assinatura, o que significa que talvez você não precise ir ao submundo da web para acompanhar a prova.
Mas vamos supor que não fizessem isso. Ou que por algum motivo você não goste da cobertura do Speed e prefira a transmissão da Eurosport TV. Você não precisa ficar sem ver a corrida. Procure por aqui:
- Fóruns: fóruns online do seu esporte favorito geralmente têm links de fãs compreensivos de outras partes do mundo que ligam suas TVs ao computador para transmitir sua paixão em comum. É só procurar.
- Twitter: algumas vezes surgem links que logo desaparecem, e talvez não dê para confiar nos amigos do fórum. Pense na hashtag apropriada (no caso de Le Mans, provavelmente #LM24). É daí pro abraço.
- ESPN360: você sabia que a ESPN360 transmite alguns dos eventos mais desconhecidos do mundo? (imagine a frase na voz do locutor dos anúncios da Hyundai) Apesar da qualidade de imagem não ser das melhores (diferente da ESPN3 nos Estados Unidos), pode ser o único jeito de acompanhar alguma partida sem muita importância do Napoli, por exemplo.
- Justin.tv: teoricamente, não há nenhuma transmissão ilegal de vídeo no site Justin.tv. Na prática, há uma quantidade infinita de vídeos ilícitos rolando por lá. É só procurar que é bem provável que encontre algo que lhe agrade. Mas tome cuidado.
- Outros lugares: volta e meia surge um site que retransmite um canal de TV para o resto do mundo. É altamente ilegal e esse tipo de site geralmente é tirado do ar bem rápido, mas existem.
Terceiro passo: encontrar o canal de áudio certo

Se você curte windsurfe cazaque é bem provável que entenda cazaque ou russo ou qualquer coisa de lá, mas se não entende precisa escutar uma transmissão incompreensível. Além disso, como muitos fãs da F1 que não gostam do Galvão já devem ter aprendido, o único sinal da F1 que você vai encontrar está em árabe.
Nesses casos é melhor encontrar uma rede de rádio que transmita o evento em inglês (ou qualquer outra língua de sua preferência) e esteja cobrindo o evento. E mesmo no caso de ser em português, talvez encontre um locutor que agrade mais.
Para as 24 horas de Le Mans isso significa ouvir a Radio Le Mans e desligar todo o resto. Sério, é muito bom. Experimenta (clique em “Listen Live” na coluna da esquerda).
Quarto passo: os extras
Acompanhar pela internet tem suas vantagens, mesmo que o evento seja transmitido na sua região. Tudo porque você pode ajustar facilmente o que aparece na sua tela e personalizá-la com mais (ou menos) informação.
Para as 24 horas de Le Mans vamos ver a transmissão do evento em uma tela (ou parte dela) enquanto acompanhamos os tempos em outra e, hmm, por que não ver o vídeo onboard de um dos Audis?
O mesmo acontece com outros esportes em que você pode ver estatísticas em campo, público, substituições ou qualquer outro tipo de informação. Alguém deve ter isso em atualização constante na net.
A equipe da Fast Lane Daily chegou com tudo este ano com uma transmissão ao vivo do evento, que inclui simultaneamente sua própria versão da prova em vídeo game. Eles mostrarão também as comemorações e cerimônias.
Nada disso está livre de imprevistos, mas é um método cada vez mais fácil para que as pessoas acompanhem seu evento esportivo favorito sem ter que se desligar do mundo até que surja o vídeo no torrent. Alguma outra sugestão?
Crédito das fotos: Fast Lane Daily, Alan Levine, ESPN3.